quinta-feira, 24 de julho de 2008

Momento cultural...

Se vc, como eu, viajou no nome da operação da Polícia Federal que prendeu o Dantas, o Pitta e o Naji Nahas, segue a explicação!

O nome escolhido pela Polícia Federal se inspirou na história política da Índia. Satiagraha é o termo usado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi durante sua campanha pela independência da Índia.
Em sânscrito, 'Satya' significa 'verdade'. Já 'agraha' quer dizer 'firmeza'. Assim, Satyagraha é a 'firmeza na verdade', ou 'firmeza da verdade'. Gandhi foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um influente defensor do Satiagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
Satiagraha também é freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade". Historicamente, a atuação de Gandhi e seus conceitos também inspiraram gerações de ativistas democráticos e anti-racistas, como Martin Luther King e Nelson Mandela.

Reb´s tb é cultura! :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Só não concordo em colocar Mandela ao lado de Gandhi!!! Um ex-guerrilheiro, ex-torturador, ex-terrorista, não pode ser comparado com Gandhi, que nunca pegou em armas, mesmo que tenha se redimido (ou quem sabe a idade pesado).

Lito disse...

Reb's eh cultura. Eu ateh ia pesquisar mas nao tive tempo, agora nem precisa mais..rs.